segunda-feira, 2 de julho de 2012

Recife começa testes em VLT

30/06/2012 - G1

No último sábado começou a ser testado o primeiro Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que vai substituir os trens a diesel em Pernambuco. Com o novo transporte, os passageiros ganham mais conforto e rapidez – a previsão é que o tempo de espera diminua em 36 minutos. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comprou sete veículos desse tipo. Um investimento de R$ 58 milhões. Cada VLT pode transportar até 600 passageiros. Considerando o número de viagens, vai ser possível levar 53 mil pessoas por dia.

Neste primeiro momento, o VLT está funcionando em caráter experimental, só aos sábados, das 5h às 14h. No percurso Cajueiro Seco - Curado, a viagem vai continuar sendo em trem a diesel. A novidade é no trajeto Cajueiro Seco - Cabo. O VLT tem três carros com ar condicionado, é equipado com GPS (localizador por satélite) e emite sinais sonoros nas paradas, como acontece com o metrô.

A velocidade média é maior que a do trem a diesel. Os passageiros perceberam que chegaram mais rápido. "É confortável, o ar condicionado coopera muito com o calor. E é muito mais rápido”, aprova Roberto Ramos, operador de máquinas. “O outro tinha barulho e demorava pra chegar”, diz a estudante universitária Daniele Martins.

Quando tudo estiver funcionando, o tempo de espera nas estações vai diminuir de 47 para 11 minutos. A viagem Cajueiro Seco - Cabo também vai ser mais curta – o tempo vai cair de 32 para 25 minutos. “Ajustes estão sendo realizados para operacionalizar a circulação do VLT e nos próximos meses eles deverão circular todos os dias, de segunda a sábado”, conta Salvino Gomes, assessor de comunicação da CBTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário